Estacas escavadas é a denominação para estacas que, são executadas por escavação mecânica com equipamento rotativo, que tem o objetivo de perfurar o terreno e posteriormente, preencher o local perfurado com concreto.
Elas são geralmente, moldadas no local logo após a escavação do solo, ressaltando que possuem diâmetros que variam de 25 cm até 2 metros e existem máquinas que permitem que suas profundidades possam alcançar 25 metros de profundidade.
A execução dessas estacas é feita através de máquinas que possuem torres metálicas, apoiadas em chassis metálicos ou acopladas a caminhões, com o emprego de guinchos – que pode ser definido como um conjunto de tração e haste de perfuração hidráulica.
O diâmetro da perfuração e profundidade varia conforme o equipamento, podendo ser executado desde estacas de pequena profundidade com equipamento de pequeno porte até grandes profundidades com equipamento de torre para mais de 20 metros.
Benefícios oferecidos por esse modelo de escavação
A vantagem destas estacas escavadas está na mobilidade do equipamento e em sua qualidade e rapidez de produção, que permite a amostragem do solo escavado, atingindo a profundidade determinada em projeto. Além disso, esse modelo oferece uma ausência de vibração, podendo ser executada próximo à divisa sem danos às construções vizinhas.
Além disso, esse método garante um conhecimento imediato e real de todas as camadas do solo que foram atravessadas e possibilidade de uma segura avaliação de capacidade de carga da estaca, mediante a coleta de amostra e seu eventual exame em laboratório.
Ele também resiste a cargas elevadas; pode ser executado em locais inclinados e que não possui nível de água – lençol freático -; e, também, dá a possibilidade da utilização das estacas para execução de estruturas de contenção – cortina de estacas justapostas.
A colocação dos arranques dos pilares é feita de forma direta, eliminando a confecção de blocos de capeamento, e, otimiza, assim, o cronograma geral da obra.
Não podemos deixar de destacar que o custo é inferior em relação a outros tipos ou ainda sapatas diretas em volume de concreto, escavação e material.
Porém, não podemos deixar de citar algumas desvantagens, tais quais: elas têm a necessidade de um local nas proximidades para deposição de solo escavado; são susceptíveis a estrangulamento da seção em caso de solos compressíveis; a falta de detalhamento de como ela ficou depois de pronta a estaca, uma vez que não é possível saber como os materiais nela se encontram. Outro item a ser citado que é indicada para solos com estabilidade e sem presença de água proveniente do lençol freático.