É necessário manter a limpeza adequada dos rejuntes para garantir a durabilidade dos seus revestimentos.
A argamassa para rejunte trata-se de um material industrializado cuja função é preencher as juntas de assentamento entre placas cerâmicas e, com isso, auxilia na impermeabilização das “laterais” dos revestimentos em cerâmicas. Este material também fornece e tem a função de dar acabamento ao sistema de revestimento cerâmico.
Portanto, tem uma função estética, além de técnica. Existem três tipos principais de rejunte: cimentício, acrílico e epóxi. Existem disponíveis no mercado também algumas argamassas específicas, para pastilhas, por exemplo, que têm a função simultânea de assentamento e rejuntamento.
De acordo com Larissa R. G. J. de OIiveira Flaifel, engenheira e professora da Universidade São Judas Tadeu (USJT) e sócia da Academia da Construção e Inovação (ACI), como características, diferenças e especificidades entre eles, podemos citar a sua composição. Esta composição química dos rejuntes é que também determina as espessuras (dimensões) das juntas. entre as peças.
Na realidade, o tamanho das juntas é determinado pelas normalizações técnicas específicas dos revestimentos (cerâmicas, porcelanatos…) e, mediante a esta dimensão de junta recomendada é que são elencadas as tipologias de rejuntes mais adequadas. “O rejunte cimentício, pelas suas características, costuma realizar juntas de 2 mm até 10 mm; já o acrílico admite a realização de juntas de 1 mm até 4 mm; e o epóxi realiza juntas de 1 mm até 5 mm”, orienta.
O ambiente ao qual será aplicado o rejunte também deve ser levado em consideração: se serão revestimentos de piso, de parede, se serão internos ou externos, se serão áreas molhadas (ex: box de banheiro) ou molháveis (ex: cozinha, área de serviço). Neste sentido, o rejuntamento cimentício é voltado para pisos, paredes, revestimentos cerâmicos em áreas externas e internas.
Já o acrílico possui as mesmas finalidades do cimentício, só que também é adequado e pode ser empregado para revestimentos de porcelanato. E o epóxi é o rejuntamento que, além de ser adequado para as mesmas finalidades do cimentício e do acrílico, também rejunta revestimentos para piscina.
Sempre é necessário verificar as instruções do fabricante. Na embalagem e/ou na ficha técnica correspondente sempre há informações importantes de aplicação e eventuais especificidades do produto. Isso inclui não só a aplicação em termos de pontos a serem levados em conta para e pela mão de obra, mas também quanto o próprio preparo adequado do material em si.
Outro fato sempre relevante e importante é o treinamento da mão de obra e acompanhamento da mesma, de forma que ela se mantenha especializada. Por mais que pareça um serviço simples, é necessário sempre ter atenção, pois, como mencionado anteriormente, o rejunte tem função não apenas estética, mas também técnica no que tange ao preenchimento das juntas.
Em termos de facilidade ou dificuldade de aplicação, o cimentício e o acrílico tendem a ser mais fáceis de serem aplicados. “O epóxi tem uma maior complexidade pela sua especificidade quanto à sua absorção um pouco desigual aos demais, porém, com experiência e breve treinamento, não exige grandes habilidades por parte da mão de obra”, ressalta.
Durante a execução deve-se também ter atenção ao “tempo em aberto” que varia conforme a tipologia de rejunte e, eventualmente, conforme o fabricante.