
Acompanhar as tendências da engenharia civil é um requisito para qualquer empresa e profissional que deseja se manter competitivo em um mercado repleto de avanços e transformações.
É crucial se manter atualizado, pois dessa forma é possível implementar estratégias e utilizar ferramentas inovadoras que permitam otimizar os processos, fazendo com que as oportunidades sejam aproveitadas ao máximo
Com o uso de equipamentos, materiais e técnicas construtivas modernas, são criadas construções mais sustentáveis e duráveis. Tudo isso ajuda a reduzir os custos, melhora a produtividade e a eficiência da obra e oferece mais qualidade de vida para os clientes.
Quais as principais tendências da engenharia civil?
Com um cenário de aquecimento no mercado, a competitividade e as exigências dos clientes aumentam. Diante disso, as principais atualizações na área costumam envolver a tecnologia e a sustentabilidade.
1. 5G no canteiro de obras
O 5G permite uma conexão de internet móvel muito mais rápida e econômica. Assim, ele promete ser uma revolução para as indústrias, já que vai permitir que máquinas e profissionais se comuniquem quase que instantaneamente.
Com isso, os canteiros vão ficar muito mais tecnológicos, contando com o auxílio de equipamentos e ferramentas conectados à internet que automatizam e até resolvem problemas com muito mais rapidez, sem atrasos ou perda de conexão.
2. Realidade aumentada
O uso da Realidade Aumentada (RA) na construção civil já é uma realidade, mas com o 5G essa ferramenta vai ganhar força. Hoje, a RA é utilizada principalmente na hora de vender um empreendimento, possibilitando que o cliente faça uma visita imersiva em imóveis na planta.
A realidade aumentada é uma das fortes tendências para engenharia civil, pois com novidades como o Metaverso entrando em cena, essa tecnologia poderá ser utilizada também no canteiro de obras. Com o auxílio de equipamentos como óculos especiais, será possível que os profissionais enxerguem modelos do projeto através das lentes.
3. Impressão 3D
A técnica de impressão 3D já é bastante conhecida para quem acompanha os avanços tecnológicos. Ela vem se tornando uma tendência na engenharia civil cada vez mais presente, com preços mais baixos, maior disponibilidade de equipamentos e conhecimento por parte dos profissionais.
A impressão 3D pode ser adotada em diversas áreas da engenharia, mas a mais comum é na hora de apresentar ou vender um projeto. É possível imprimir uma maquete com altos níveis de detalhamento de forma rápida e relativamente barata.
4. Digital Twins
Uma das grandes dificuldades na construção civil é prever corretamente o que vai acontecer com uma edificação quando submetida a diversos fatores. Tanto o vento, o sol ou mesmo as variações de cargas ao longo do tempo acabam gerando consequências na durabilidade, segurança e qualidade das construções.
Os Digital Twins, ou Gêmeos Digitais, são capazes de criar, no mundo virtual, o projeto que se deseja construir na realidade. Assim, os profissionais conseguem adicionar dados reais sobre a construção, fazendo com que a versão virtual se comporte da mesma maneira que a real. Isso permite que testes e simulações sejam realizados, gerando informações que vão melhorar a assertividade das previsões.
5. Sustentabilidade
Com uma escassez de recursos e a preocupação com os impactos ao meio ambiente, a energia renovável é uma das tendências da engenharia civil nos próximos anos.
Isso significa que as empresas devem se preocupar não só em utilizar menos recursos durante a execução da obra, mas também em criar soluções para que elas gastem menos energia durante sua vida útil.
6. Automação predial
Outra das tendências da engenharia civil para 2023 é a implementação de sistemas de automação predial.
Com esse recurso é possível automatizar, por exemplo, equipamentos contra incêndio, climatização de ar, acessos às portas, iluminação, aparelhos sonoros e sistemas de segurança.