Que a tecnologia vem dominando o mundo não é segredo para ninguém e a criatividade se mostra cada vez mais sem limites, muitas vezes beirando o inacreditável.
Diante de um mercado que busca agradar o cliente a todo momento, novidades surgem dia após dia e ideias vem se tornando realidade, já que o mínimo caminho de inovação faz uma grande diferença competitiva no mercado. E o mercado imobiliário também segue esse caminho. Algumas empresas do exterior já testaram um modelo de casas construídas por uma impressora 3D e o mais inacreditável, elas ficam prontas em 24h. E tem casas para todos os gostos, confira dois casos de destaque nesse mercado.
A empresa de tecnologia de construção Icon, em união com uma organização sem fins lucrativos da Califórnia, New Story, montou um projeto que busca amenizar os problemas habitacionais pelo mundo. A solução gira em torno de casas com cerca de 60m² que são construídas em menos de 24h por uma impressora 3D.
Com um modelo pré-determinado a casa possui sala, quarto, banheiro e uma varanda. O melhor de tudo é que o custo não é alto, tornando a ideia acessível até para públicos com poucos recursos financeiros.
Uma casa construída pela Icon nesse modelo custa cerca de 10 mil dólares, mas em breve a empresa já anunciou que quer baixar esse valor para menos de 4 mil dólares.
Outro projeto que vai de encontro dessa linha de casas em 24h, é o da Apis Cor. A empresa, com atuação na Rússia, construiu uma casa com um custo de 10 mil dólares, bem mais barato do que o valor de mercado de um imóvel de mesma proporção no país, que é em torno de 33 mil dólares.
A ideia da Apis Cor é conseguir aliar rapidez, com sustentabilidade e ao mesmo tempo oferecer um imóvel eficiente e confiável. Como peças de Lego um braço robótico vai distribuindo o concreto para levantar as paredes e a estrutura da casa, tudo de maneira automatizada.
O imóvel construído em Moscou possui 38 m² com sala, quarto, cozinha, banheiro e a empresa estima que a casa dure mais de 50 anos.
Fonte