Princípios Sustentáveis: Fabricação de tijolo ecológicoPrincípios Sustentáveis: Fabricação de tijolo ecológicoPrincípios Sustentáveis: Fabricação de tijolo ecológicoPrincípios Sustentáveis: Fabricação de tijolo ecológico
  • HOME
  • A SETEF
  • SERVIÇOS
  • PORTFÓLIO
  • BLOG
  • CONTATO
✕

Tijolo ecológico é um modelo de tijolo que promove impacto ambiental positivo, reduzindo o consumo de materiais diversos na área de construção e aplicando conceitos de sustentabilidade na sua fabricação e durante a execução da obra.

 

O tijolo ecológico possui esse nome pois é produzido a partir de resíduos gerados pela construção, permitindo reaproveitamento de grande parte destes materiais.

 

Tipos de tijolos ecológicos

 

Encaixe a seco, de argila

Permitem o encaixe entre peças, que podem ser executadas com pouca ou nenhuma argamassa. Em alguns locais, recebem vergalhões de reforço, para melhorar a capacidade de suporte. Esses blocos cerâmicos não são estruturais, apenas de vedação.

 

Reaproveitamento de resíduos

Tijolos feitos com resíduos como cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, couro, borracha, materiais de descarte da maricultura, fibra de coco do babaçu, dentre outros.

Solo-cimento

Blocos que, segundo os apoiadores, podem não utilizar matérias-primas diferenciadas dos demais, mas que economizam energia de produção ao adquirirem resistência mecânica sem a necessidade do aquecimento em forno (processo a frio de manufatura do tijolo).

Diferenças entre um tijolo ecológico e um convencional

A diferença nos materiais utilizados nos blocos cerâmicos ecológicos para os demais vai além da coloração e textura. As propriedades mecânicas como resistência à compressão e porosidade/permeabilidade certamente são diferenciadas. Entretanto, como a qualidade dos blocos convencionais já não é tão elevada, tende-se a crer que não seja difícil alcançar bons resultados com as opções alternativas.

 

Para uso comercial, é importante verificar pesquisas na área científica que demonstram como deve ser o manejo de um bloco assim e sua compatibilidade com outros materiais, visto que o caráter experimental e a variabilidade de composições podem levar a diferentes comportamentos quando expostos a argamassas cimentícias ou de gesso, por exemplo.

 

Nos modelos com encaixe, mesmo apenas cerâmicos, é tradicional o uso de instalações embutidas postas paralelamente ao assentamento, para evitar cortes posteriores, até mesmo porque se evita o uso de argamassa em alguns casos. É um arranjo menos produtivo em termos de mão de obra, mas que reduz a geração de resíduos.

 

Vantagens do tijolo ecológico

A utilização de blocos cerâmicos ecológicos pode trazer as seguintes vantagens, considerados diferentes pontos de vista:

 

  • Redução da demanda energética: é um fator importantíssimo em termos de sustentabilidade, pois o setor de geração possui impacto enorme da produção de gases do efeito estufa. Muitas soluções sustentáveis, desde a arborização até o posicionamento de esquadrias e brises em relação às posições solares, busca influir em demanda de energia.

 

  • Aproveitamento de resíduos diversos: reduz problemas ambientais pela dificuldade de descarte de grandes volumes, recolocando esses resíduos na cadeia produtiva e gerando valor para os mesmos.

Alguns desses resíduos, pela quantidade ou por sua natureza, poderiam se tornar contaminantes de água e de solo.

 

  • Geração de oportunidades locais: cada resíduo só será efetivamente útil para a produção de blocos com uso local, pois o preço dos tijolos convencionais é baixo frente a outras soluções, e o transporte poderia baixar sua competitividade. Desse modo, um bloco ecológico em uma região do Brasil pode nem ser visto em outra.

 

  • Contribuir na habitação popular: as soluções não convencionais em peças de alvenaria podem viabilizar assentamentos e melhorar as condições de vida de pessoas em habitações precárias.

 

  • Melhoria da produtividade: a eliminação de juntas de assentamento promove um ambiente de construção mais limpo e produtivo em paredes de alvenaria de vedação vertical que não possuem instalação elétrica ou hidrossanitária.

 

  • Facilidade de execução: os formatos de tijolos ecológicos com furação vertical são intuitivos, demonstrando claramente como devem ser encaixados.

 

  • Redução dos resíduos de construção: quando há a dispensa de cordões de argamassa vertical e horizontal. Não se dispensam, em alguns usos, os pilaretes de canto.

Fonte

Related posts

06/06/2022

O que você precisa saber para investir na construção civil


Read more
03/03/2022

Como escolher a cor ideal para cada ambiente da casa


Read more
17/02/2022

Os principais tipos de solo e fundações mais aconselháveis.


Read more

INFORMAÇÕES

A Setef
Serviços
Portfólio
Blog
Contato

DADOS PARA CONTATO

Av T-4 Nº 619 Qd. 141 Lt.4/5 Sala 1802 Condomínio Buena Vista Office Design – Setor Bueno – Goiânia – GO – CEP: 74.230-035

(62) 9 8192-6960 – Guilherme / (62) 9 8147-8548 Daniel / (62) 3091-2097

contato@setefconstrutora.com.br

Desenvolvido com por fl8w - Inovação