Sem dúvida, você conhece alguém que passou por apuros construindo ou fazendo reforma. A boa notícia é que grande parte dessa dor de cabeça pode ser evitada, com algo que faz toda a diferença: planejamento. Colocar tudo no papel, antes de mais nada, ajudará você a calcular os recursos necessários e o trabalho que precisará ser feito a cada etapa.
Em resumo, o planejamento é o que definirá como serão os próximos meses e semanas. Se você não tirar um tempo inicial para se dedicar a ele, são grandes as chances de ocorrerem indecisões e mudanças no meio do projeto. Em outras palavras, gastos e imprevistos. Para ajudar a reformar seu apartamento com mais tranquilidade, separamos algumas dicas que fazem toda a diferença. Curioso? Então confira:
Defina o projeto da sua obra
Quem não conta com um projeto inicial pode gastar mais do que o necessário, justamente por não saber bem os passos para realizar as modificações. Assim, nada de comprar os materiais ou contratar mão de obra sem antes definir os objetivos da reforma. Saiba o que será feito em cada espaço, as mudanças estruturais, se as partes elétrica e hidráulica serão alteradas e assim por diante.
Elabore um cronograma de reforma
Como falamos, uma boa estratégia para facilitar o planejamento da reforma é fazer um cronograma do projeto e dividi-lo em etapas. Essa medida otimiza o tempo e aumenta a organização da obra. Você pode, por exemplo, começar por um quarto, seguir para cozinha e depois para o banheiro. Prever esse fluxo simplifica até mesmo o suprimento dos materiais de construção e, claro, o controle dos gastos!
Contrate mão de obra qualificada
Antes de mais nada, não tente fazer tudo sozinho. Para evitar ter que lidar com retrabalhos e desperdícios, contrate pessoas habilitadas para a função. Um profissional especializado consegue antecipar os transtornos e evitar erros e atrasos. Outra dica importante é procurar esses profissionais com antecedência.