Construir ou reformar uma casa, muitas vezes, leva tempo. A maior parte desse tempo, no entanto, pode ser usada justamente escolhendo as novas peças da casa. Uma vez que ambos os pisos possuem preços semelhantes, são quentes e de colocação rápida, as pequenas diferenças são importantes.
De que cada um é feito?
Pisos vinílicos são feitos de PVC antialérgico. Ele vem em placas, réguas, ou mantas e é mais flexível do que o laminado. Pisos laminados, por sua vez, é um composto de materiais derivados da madeira. Esses materiais são aglomerados e transformados em painéis de alta densidade de madeira (HDF).
Vantagens e desvantagens
Por causa do seu material, o piso vinílico 100% abafa mais os ruídos de passos, conserva a temperatura de ambientes e é antialérgico. Além disso, ele tem resistência maior a água. É mais indicado para quem possui animais de estimação.
Em contrapartida, o piso vinílico risca mais fácil. Se a abrasão for grande, como no caso de mover um móvel. Além disso, a pigmentação desbota com o sol. Evite em ambientes externos.
O piso laminado é facilmente montado ou desmontado. Ainda mais que ele é flutuante, então o contrapiso não precisa estar tão nivelado.
O problema desse material é que ele propaga muito os sons. Se você quiser colocar no segundo andar da casa, coloque manta acústica. Ou você escutará os sapatos pela casa inteira. Ainda, ele pode ser escorregadio para animais de estimação e idosos.