Pisos ecológicos são revestimentos fabricados com materiais naturais reaproveitados (madeira de demolição, cortiça, fibra de coco…) ou partindo de componentes reciclados (garrafa PET, borracha reciclável…). Não é à toa que os pisos ecológicos se tornaram uma ótima alternativa para os profissionais que desejam aliar praticidade, conforto, proteção e sustentabilidade em seus projetos.
Quer saber mais sobre o assunto? No post de hoje, vamos contar tudo sobre os pisos ecológicos. Acompanhe!
O que são pisos ecológicos?
Pisos ecológicos são revestimentos fabricados a partir de materiais naturais reaproveitados (fibra de coco, madeira de demolição, cortiça…) ou partindo de componentes reciclados (borracha reciclável, garrafa PET…).
Logo, tanto o impacto na fabricação, instalação e uso dos pisos ecológicos envolvem o tripé da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Como resultado, as construções também se tornam mais verdes e ecoeficientes.
E ao contrário do que muitos pensam, foi-se o tempo em que construir ou reformar com pisos ecológicos era sinônimo de superfícies sem beleza e vida. Agora, os pisos ecológicos, não só minimizam os impactos ao meio ambiente, como também oferecem custo-benefício e opções que proporcionam um projeto moderno repleto de estilo e personalidade.
Quais normas os pisos ecológicos devem atender?
Antes de investir na compra dos pisos ecológicos é importante estar atento quanto aos selos e certificações que o revestimento escolhido apresenta, de maneira a garantir a qualidade e a sustentabilidade do produto.
A norma ABNT NBR 16071, por exemplo, especifica os requisitos de segurança para pisos de borracha a serem utilizados em Playground e em áreas onde é necessária a atenuação do impacto.
O selo RGMat também traz transparência ao produto adquirido. O selo existe desde 2012 e é o primeiro certificado voltado para atestar a sustentabilidade de materiais de construção no Brasil. O objeto do selo é transparecer informações relevantes, verificadas e comparáveis sobre os aspectos ambientais, de conforto e de saúde dos produtos e materiais da construção.
Quais as vantagens de investir em pisos ecológicos?
Tanto os modelos de piso ecológico para quintal como as opções de piso ecológico interno oferecem inúmeros benefícios para a construção. Confira abaixo algumas vantagens observadas ao fazer uso dos pisos ecológicos nos projetos.
Sustentabilidade
A marca principal dos pisos ecológicos está no fato de serem produtos sustentáveis. Afinal, são fabricados a partir de materiais de reaproveitamento.
Durabilidade
Muitas pessoas acreditam que os pisos ecológicos apresentam uma qualidade inferior aos demais, contudo, o fato de ser sustentável não está relacionado à baixa qualidade. Um grande exemplo é o bambu. O bambu é rico em fibras e a matéria-prima resultante é mais densa, logo, suas respectivas camadas não sofrem instabilidade estrutural, oferecendo grande resistência e durabilidade à construção.
Versatilidade
A versatilidade dos pisos ecológicos certamente é de encher os olhos. Por isso, se você está à procura de um piso ecológico para quintal ou piso ecológico interno, fique certo que você irá encontrar o modelo que atenda às suas necessidades e conecta com a arquitetura do seu imóvel, sendo ele residencial, comercial ou empresarial.
Valorização do imóvel
As temáticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental estão cada vez mais em evidência, visto a real necessidade da sociedade em rever suas formas e costumes de se viver e construir. Logo, apostar na instalação e uso de pisos ecológicos além de contribuir com um futuro mais sustentável, os proprietários agregam ainda mais valor ao imóvel.