Lajes alveolares são produtos pré-fabricados de concreto que realizam a função de laje. Seu formato característico está na presença de vãos internos, os alvéolos, que dão o nome.
Características da laje alveolar
As lajes alveolares são executadas com uma capa de concreto armado sobre elas, promovendo a solidarização e transferência de cargas entre partes distintas e juntas entre painéis. Cada painel pode possuir a resistência à compressão simples de 40 MPa, sendo produzido em concreto protendido com baixa relação água-cimento, em ambiente altamente industrializado, pensando em cura e outros critérios relevantes para assegurar a resistência mecânica requerida.
O uso desse tipo de laje ocorre em diversas aplicações comerciais, inclusive de grande responsabilidade estrutural, estando em estacionamentos, shoppings centers, hospitais, supermercados, depósitos e outros.
Vantagens da laje alveolar
Sustentabilidade: Aproveitando melhor as características mecânicas da laje, elas exigem menos volume de concreto do que uma laje maciça de mesma espessura, em função dos alvéolos. A produção industrial gera menos resíduos e demanda menos mão de obra no canteiro.
Padronização: Produtos industriais apresentam maior estabilidade dimensional e controle em sua produção. Dessa forma, em um dimensionamento estrutural, diminui-se a parcela do coeficiente de variabilidade do material do elemento estrutural.