A Estrutura metálica é um elemento estrutural cuja seção é produzida totalmente em material metálico, principalmente aço. Este é formado essencialmente por ferro e carbono e sua resistência depende da quantidade de carbono utilizado.
Quanto maior o teor de carbono, maior será a resistência do aço para estrutura metálica, porém este será mais duro e frágil. Por isso, é de grande importância que o projeto estrutural para estruturas metálicas seja realizada por um profissional qualificado para a concepção de um correto dimensionamento e definição do aço a ser utilizado.
A estrutura metálica pode ser utilizada para a execução de vigas, pilares, terças, treliças de telhado, barrotes de mezaninos, pórticos, pergolados, dentre outros.
Vantagens da estrutura metálica
Devido ao módulo de elasticidade do aço, a estrutura metálica pode ser projetada com seções mais esbeltas, melhorando o uso do espaço na edificação e reduzindo a carga sobre fundações, podendo gerar economia na construção.
Os perfis metálicos são produzidos em indústria, o que garante maior controle, confiabilidade e padrão nas propriedades de cada seção. Isso se reflete em dimensionamentos com menor majoração devido à incerteza da estrutura, se compararmos às peças em concreto armado.
O padrão de acabamento é mais uniforme, permitindo inclusive aplicações comerciais com estrutura aparente, sem prejuízo na estética. Como exemplo, pode-se citar treliças de telhados em lojas, estacionamentos, supermercados, etc.
Desvantagens da estrutura metálica
Por possuir seções mais esbeltas, deve-se ter maior preocupação com a flambagem de peças comprimidas.
Maior vulnerabilidade em episódios de ventos fortes. Não é difícil observar estruturas metálicas contorcidas após estes eventos climáticos.
O comportamento ao fogo exige maiores cuidados, em função da dilatação térmica e perda da capacidade resistente. Em condições normais, seções de concreto armado estão mais protegidas, inclusive pelo fato de o cobrimento não ser inflamável. O PPCI (Plano de prevenção e proteção contra incêndios) deve contemplar a condição de estrutura metálica, bem como o projeto arquitetônico pode prever a proteção de vigas e pilares metálicos por meio de materiais incombustível, pintura intumescente, etc.