Com a possibilidade de aplicação tanto em edificações residenciais quanto comerciais, as telhas cerâmicas e de concreto, podem ser utilizadas nos mesmos projetos. Para escolher corretamente que tipo de solução faz sentido para o seu projeto, é necessário conhecer as suas características em detalhes e mensurar o custo x benefício de cada sistema.
Telha de concreto
As telhas de concreto se caracterizam por apresentar elevada resistência mecânica, precisão dimensional e diversidade de design e cores proporcionando grande liberdade de projeto arquitetônico.
Suas tolerâncias dimensionais são precisas e utilizam menor quantidade de telhas por m². Estas características agilizam a execução da cobertura, pois a precisão de medidas e menor número de telhas aumentam a produtividade da obra. As telhas de concreto são mais resistentes e absorvem menos água que as telhas cerâmicas e podem ser encontradas numa grande diversidade de formatos e cores.
Em termos de fabricação, é importante que os fabricantes cumpram as especificações da ABNT NBR 13858 – Telhas de concreto – Parte 2: Requisitos e Métodos de Ensaio. Ainda de acordo com o especialista da ABCP, as telhas de concreto trazem também como atrativo à facilidade de instalação e maior durabilidade, melhorando ainda mais a relação de custo x benefício.
É importante salientar que, embora o peso por unidade seja maior na telha de concreto em relação a telha cerâmica, essa diferença diminui significativamente quando comparado por metro quadrado, pois utiliza-se uma quantidade menor de telhas de concreto, e com o benefício de absorver menos água, a telha de concreto gera menor variação de sobrecarga na estrutura. Alguns fabricantes ainda aplicam uma camada de hidrofugante na superfície da telha, deixando-a menos permeáveis.
A precisão dimensional da telha de concreto deve-se ao seu processo produtivo, que não utiliza queima como nas telhas cerâmicas. As telhas de concreto utilizam como principais matérias primas o cimento e a areia, que após dosagem controlada em todos os ciclos e a extrusão em formas específicas, permanecem na base dessas formas até o término do processo de cura, evitando, assim, diferença de volume entre as peças por possíveis retrações, deformações e fissuras, garantindo a resistência necessária para o manuseio, transporte e instalação.
Telha cerâmica
As telhas cerâmicas têm como característica a grande diversidade de modelos geométricos, entre as suas vantagens está a diversidade de modelos, cores e tamanhos possibilitando projetos inovadores e exclusivos.
Entre os cuidados de fabricação, por ser um material natural e exposto às intempéries do clima, é necessário ter um processo produtivo muito controlado e monitorado a fim de garantir a baixa absorção garantindo assim a estanqueidade no telhado, resistência mecânica, padrão de coloração e dimensional das peças. O sistema produtivo permite a fabricação de diversos modelos e medidas. Porém, por ser moldada através de prensagem exige o investimento no projeto e molde das peças.
Sobre os cuidados gerais, o projeto do telhado deve respeitar a indicação de inclinação mínima que o modelo escolhido de telha necessita. O maior número de patologias apresentadas nesse tipo de cobertura se deve a aplicação inadequada do produto, muitas vezes, por desconhecimento técnico.