O concreto é um dos materiais de construção mais importantes e de maior utilização em todo o mundo. O protendido difere-se do concreto armado pelo fato de, em sua estrutura, ser introduzido um estado prévio de tensões, de modo a melhorar o seu comportamento sob a aplicação das mais diversas cargas. O protendido é considerado um estágio superior, a inclusão das tensões faz com que o concreto trabalhe sob compressão, o que eleva a sua resistência à tração.
A protensão é uma tecnologia eficaz e duradoura, ela oferece soluções para estruturas de diferentes aplicações com uma excelente relação de custo/benefício. A aplicação do concreto protendido resulta em estruturas que não carecem de grandes intervenções de manutenção, reduzindo também o custo de operação.
Este tipo de concreto possui diversas outras vantagens!
Redução de deformações e fissuras
A aplicação de aços de alta resistência em armaduras de concreto armado limita-se pela fissuração do concreto. Sob aplicação de tensões de tração elevadas o aço presente no concreto armado tende a alongar-se, este alongamento ocasiona fissuras demasiadamente abertas no concreto. Esta abertura exagerada reduz a proteção das armaduras contra corrosão, além de prejudicar a estética da estrutura.
Considerando uma estrutura protendida sob aplicação de carga e que sofre flexão. Isso altera as tensões de compressão que são aplicadas no concreto. Porém, quando a carga é retirada, a estrutura retorna à posição inicial e todas as tensões prévias são reconstituídas.
Caso as tensões de tração aplicadas sejam inferiores às tensões prévias de compressão, a estrutura permanecerá comprimida, não sofrendo fraturas ou danos. Sob cargas muito elevadas, as tensões ultrapassam as aplicadas previamente, deixando o concreto tracionado e podendo ocorrer fissuras. Ao retirar a carga a protensão provoca o fechamento de todas as eventuais fissuras. Isto reduz de maneira significativa os danos que possam ocorrer.
Diminuição de dimensões
O protendido reduz a quantidade necessária de concreto e de aço, porque emprega de maneira eficiente materiais de maior resistência. Isso garante ao concreto protendido maior resistência aos esforços permitindo a criação de peças com menores dimensões. Ou seja, é possível alcançar certos valores de resistência utilizando menos concreto do que seria necessário caso fosse utilizado o concreto convencional. Desta forma podem-se obter peças pequenas e que suportem grandes esforços de compressão ou tração.
A vantagem econômica do concreto protendido está no fato de que os aumentos de preço deste tipo de material são bastante inferiores aos acréscimos de resistência. A protensão só não é vantajosa em vãos menores, ou em cargas pequenas, devido ao maior custo do concreto protendido em relação ao armado. Em todos os outros casos a economia e o rendimento justificam a utilização deste método.