Não é de hoje que o tijolo está presente nas construções. Um dos materiais mais utilizados nas obras, o tijolo mais antigo foi encontrado por volta de 7000 a.c. na Turquia. De lá para cá, não foi só o tempo que mudou, a peça também se adaptou e se apresenta em diferentes tipos de tijolos.
De barro, de concreto e até de vidro, muitos são os tipos de tijolos disponíveis no mercado. Essas peças que são fundamentais em uma obra podem ser usadas tanto para a construção de estruturas quanto para decoração. Continue a leitura para saber mais sobre os principais tipos de tijolos!
Quais são os principais tipos de tijolos estruturais?
A construção de imóveis em alvenaria é a mais comum no Brasil. Hoje em dia, é possível escolher tipos de tijolos que se adaptam a diferentes estilos arquitetônicos e possuam características específicas para garantir maior durabilidade e melhor desempenho na obra. Mas como escolher a melhor opção para a construção? Confira abaixo os principais tipos de tijolos estruturais e suas vantagens.
Tijolo Cerâmico
Também conhecido como tijolo de barro cozido, o tijolo cerâmico é um dos modelos mais utilizados nas obras. Pode ser chamado de tijolo baiano e possuir diversas variações de formato e número de furos.
Uma das vantagens desse tipo de tijolo é que ele possui opções com ranhuras que facilitam a aderência da argamassa. Porém, quando escolhido como base principal da obra, pode tornar o orçamento da construção mais caro.
Tijolo de Adobe
O tijolo de adobe também é um dos tipos de tijolos feito de barro, porém cru. Sua produção é simples, foi criado antes do tijolo cozido.
Além do custo-benefício, o tijolo de adobe possui característica térmica, sendo capaz de manter uma temperatura estável dentro da casa. Outra vantagem é o fato de ser ecologicamente correto, já que sua produção consiste na mistura de barro, água, fibras naturais e palha.
No entanto, esse é um dos tipos de tijolos que não são indicados para regiões onde ocorrem muitas chuvas, pois ele tem alta absorção de água, podendo se desfazer em casos de tempestades e chuvas intensas.
Tijolo Ecológico
O tijolo ecológico é uma ótima opção para projetos sustentáveis, uma vez que sua produção não necessita da queima. O modelo é feito a partir de uma mistura de terra, cimento e água, prensado de forma manual ou mecanicamente.
A desvantagem desse tipo de tijolo é que podem necessitar de mão de obra mais específica.
Tijolo de Concreto
Bloco, tijolo, placa… o concreto possui diversas variações de nome e formatos e é um dos materiais mais indicados para a estrutura de uma construção.
Seu formato uniforme oferece a vantagem de economia de argamassa. Além disso, os tipos de tijolos de concreto apresentam um ótimo isolamento térmico, podendo ser encontrados em espessuras e larguras diferentes para vedação.
Entre as opções de tijolos de concreto, o bloco de concreto celular se destaca por não agredir o meio ambiente (não gera resíduos), ser de fácil manuseio, ser mais leve, isolante térmico e acústico e ainda ser a prova de fogo.