Aproveitar o tempo em casa da melhor forma possível é o que muitos desejam. Com o aumento do trabalho home office, surge também o desejo de aprender a fazer um isolamento acústico residencial. E vamos ser sincero, impedir o barulho não ajuda somente no trabalho, mas também contribui para uma noite de sono mais tranquila.
As construções mais antigas, com suas lajes e paredes espessas, tinham ótimo isolamento acústico. Para reduzir custos, algumas empresas começaram a usar estruturas e divisórias mais finas e ocas, deixando o caminho livre para barulhos. Muitas vezes é possível ouvir o ruído da descarga do apartamento do lado ou a conversa dos vizinhos.
Isolamento acústico residencial é possível
Para impedir qualquer tipo de barulho existem diversos meios. Se você reformar, existe diversos modelos de janelas, portas e porcelanatos que você pode apostar. Iremos explicar com mais detalhes abaixo. Mas, se o problema precisa ser solucionado de forma rápida e sem reforma, existem alguns truques que podem impedir os ruídos, inclusive o barulho do vizinho de cima.
Colocar cortinas em todas as janelas
O tecido tem a capacidade de absorver o som externo. Quanto mais grossa ela for ou mais camadas tiver, melhor para minimizar barulhos.
Espalhar almofadas e pufes pelo chão
Se você mora em apartamento e seu vizinho de baixo é barulhento, uma solução é espalhar almofadas, pufes e tapetes pelo chão, para que eles filtrem os ruídos. Além de ajudar da decoração, com certeza vai ser muito eficaz para seu conforto e sossego.
Invista em placas de Dry Wall
As placas de gesso laminado, chamadas de “dry wall” conseguem barrar até 30 decibéis. É o investimento mais alto desta lista, mas vale muito a pena para quem sofre com vizinhos barulhentos.
Se pensa em reformar, temos mais dicas para impedir o ruído dentro de casa
Para garantir uma casa silenciosa é bom pensar nisso durante a construção. Existem diversos materiais e componentes que absorvem o som ou impedem que os ruídos passem de um ambiente para outro, tais como paredes espessas ou com mantas de isolamento no seu interior, vidros duplos, portas e janelas com boa vedação, entre outros.
Isolamento acústico residencial com tapete
Tapetes felpudos e macios ajudam a evitar ecos
Exemplo: problemas de reverberação do som (eco) podem ser resolvidos com mudanças na decoração. Vale incluir tapetes, painéis de madeira, poltronas e cortinas. Quanto mais lisa e dura a superfície mais o som reverbera. Então use materiais felpudos e macios para absorver o som.