A impermeabilização é uma das etapas mais importante de uma obra por conta da sua proteção contra a deterioração causada pela água e, até mesmo, por outros agentes agressivos que, em contato direto com a umidade, acabam causando problemas sérios ao concreto. Por isso, a utilização dos impermeabilizantes é fundamental, pois eles garantem a durabilidade da edificação. Para a garantia de uma boa impermeabilização nos projetos das construções e edificações, devem ser levados em conta os seguintes itens imprescindíveis da Norma de Acessibilidade (ABNT NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos):
Sendo a construção de uma edificação habitacional, também devem ser consideradas as recomendações da norma ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho.
Veja abaixo as principais etapas de um projeto de impermeabilização
Um projeto de impermeabilização normalmente é constituído por três etapas sucessivas: estudo preliminar, projeto básico de impermeabilização e projeto executivo de impermeabilização (ABNT NBR 9575:2010). O estudo preliminar é composto por um conjunto de informações legais que contam com diversas técnicas de custos, além de dados analíticos que tem como objetivo determinar e quantificar as áreas a serem impermeabilizadas, de forma a atender aos requisitos de desempenho em relação à estanqueidade dos elementos construtivos e à durabilidade frente à ação de fluidos, vapores e umidade.
O projeto básico de impermeabilização é o conjunto de informações gráficas e descritivas que definem as soluções de impermeabilização a serem adotadas numa dada construção, de forma a atender às exigências de desempenho, em relação à estanqueidade dos elementos construtivos e durabilidade frente à ação dos fluidos, vapores e umidade. Pela sua característica, deve ser feito durante a etapa de coordenação geral das atividades de projeto. Já o projeto executivo de impermeabilização é o conjunto de informações gráficas e descritivas que detalha e específica, de uma forma integral e inequívoca, todos os sistemas de impermeabilização a serem empregados numa dada construção. Pela sua característica, é um projeto especializado e deve ser feito concomitantemente aos demais projetos executivos, seguindo ainda a ABNT NBR 9575:2010.