Uma construtora Chinesa construiu um arranha-céu com 180.000 m² e 57 andares, totalmente erguido com blocos pré-fabricados semelhantes a Lego. Ele afirma que estão construindo edifícios como este na China a um recorde de três andares por dia!
A empresa continua a aumentar sua velocidade de construção e o tamanho destes edifícios a um ritmo impressionante. Não é o arranha-céu de 220 andares que eles prometeram construir, mas é incrível mesmo assim.
Este edifício tem 19 átrios com dez metros de altura, mais 800 apartamentos e escritórios para 4.000 pessoas. O uso de módulos reduziu o uso de concreto em 15.000 caminhões, e por isso quase eliminou toda a liberação de poeira no ar – uma vantagem importante porque a China sofre bastante com poluição.
Todo o ar interno é 99,9% puro porque os blocos ficam bem presos entre si, e também devido a sistemas de ar condicionado embutido. O edifício é revestido com quatro painéis de vidro e, diz ele, é tão eficiente no consumo de energia que vai economizar 12.000 toneladas de emissão de CO2, se comparado a um edifício do mesmo tamanho e uso.
E no Brasil, por que o uso de blocos pré-fabricados de concreto ainda é tão tímido?
Edifícios erguidos com blocos pré-fabricados requerem um planejamento maior, e o custo de sua fabricação pode ser inicialmente elevado – mas compensa à medida que mais construções usam essa tecnologia. Infelizmente, parece que estamos pouco dispostos a investir nisso.