
Não é novidade que os espaços verdes são fundamentais para o bem-estar. Os seus benefícios vão além de fazer bem ao meio ambiente, mas auxiliam também na saúde mental.
Muitos especialistas têm estudado sobre a importância ambiental e social dos espaços verdes nas cidades e casas.
Os espaços verdes são itens fundamentais para a drenagem do solo, para o ar e também para o bem-estar das pessoas.
Dentre os aprendizados da pandemia do novo coronavírus, um que também se destaca é a falta que o verde faz no cotidiano.
O que são espaços verdes?
São áreas utilizadas para aproveitar, valorizar e cuidar do meio ambiente. Praças, parques, sítios, jardins e campos são bons exemplos que promovem esse estilo de vida saudável.
Além disso, você pode criar seu espaço verde na sua casa. Hortas, vasos de flores e jardins são ótimas opções para você sentir os benefícios do contato com a natureza, e interagir com o meio.
Importância do espaço verde
Você provavelmente já percebeu que fica mais tranquilo nesses lugares. Essa percepção tem mesmo fundamento. As áreas verdes urbanas promovem a interação social e faz parte da vida das pessoas em diversas faixas etárias.
Os efeitos desse contato com a natureza e as atividades desenvolvidas nesses espaços são terapêuticos, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida. A queda de hiperatividade em crianças que mantém contato com a natureza comprovados em estudos científicos, é um exemplo claro disso.
Para as consequências ambientais, mais árvores significam mais ar puro, uma vez que transformam o gás carbônico em oxigênio pela fotossíntese. Por isso a sensação de ar fresco, e até de relaxamento, já que você passa a inspirar e expirar melhor.
Natureza e bem-estar
Ter espaços naturais é importante para ajudar a diminuir as temperaturas de ilhas de calor nos centros urbanos, causadas pelos asfaltos, carros e queimas de combustíveis.
Além disso, esse contato também ajuda na purificação do ar, a plantar, a cuidar de uma planta ou uma horta te ajuda a manter o foco e a concentração em um hobby.
Não é como ter espaços urbanos e rurais separados, mas transformar os espaços urbanos à espaços mais integrados à natureza. O meio ambiente vem mostrando como esse processo tem sido inverso, mas ainda há esperança e você pode fazer sua parte para ajudar!